17 de ago. de 2009

A Flor do Amador


Retirado do site da TV PIPA: "A Flor do Amador conta sobre um amor sublime... Duas pessoas, que embora proibidas na vida de estarem juntas, estão unidas por um sentimento forte e inatingível. È um conto espiritual, envolvente, sedutor, cheio de cores e poesias, que em sua fotografia retrata a essência do nosso povo praiano e suas ardentes paixões".


*O filme foi todo gravado na Praia da Pipa, no rio do Galhardo e Santuário Ecológico, durante as oficinas de vídeo da TV PIPA.


Explico: TV PIPA é um projeto que criei para a ONG local do meu arraial, a Educapipa, e que cresceu muito mais do que eu poderia imaginar. Quem quiser entender melhor do projeto, deve visitar seu blog.

Resumidamente, a idéia era um curso de video jornalismo para os jovens da comunidade de Pipa, no Rio Grande do Norte, onde moro. Insatisfeito com o monopólio das ondas do ar, que reserva a concessão de emissoras de rádio e televisão para os barões da política, e algumas poucas universidades, notei que, vendo a telinha da TV, a garotada sabia mais do que se passava no front do Iraque, ou se a Marginal do Tiete estava muito engarrafada, do que as coisas que tinham acontecido na comunidade naquela semana.

Então, sempre adepto que fui da "vídeo-guerrilha", começamos a gravar entrevistas e reportagens utilizando apenas minha câmera fotográfica digital, e editando o material no computador de casa para depois, nas noites de sexta-feira e sábado passar num telão montado na praça central de Pipa. O sucesso foi imediato. O pessoal nativo pela primeira vez se via projetado no telão, e digno de respeito, motivo de grande interesse.

A velha geração da cidade foi entrevistada e os jovens passaram a ver os avós não como mais uma pessoa sem interesse, mas como museus ambulantes, portadores da história local. As histórias de suas próprias famílias!

O projeto ganhou prêmio do Banco do Nordeste, graças aos esforços do Maurício Martins e agora já virou Ponto de Cultura graças a Ariane Stigger! Um arraso e prova da competência do pessoal da TV PIPA e da Educapipa para superar adversidades, mesmo sendo órfãos espirituais, porque minha alma de anarquista me chamou para a Aventura logo depois que vi a moçada resolvendo todos os pepinos sózinhos. Sem mim cresceram e apareceram!

A TV PIPA hoje tem até seu canal próprio no (Ave!) You Tube, onde toda a sua produção pode ser acessada.

Mas voltando ao título deste post, Josiene Santos, uma das alunas e jornalista comunitária das mais dedicadas e criativas acabou se juntando com um grande artista plástico local, Walfran Guedes e produziu este vídeo que considero muito lindo.

Aí está A Flor do Amador:



Nenhum comentário:

Postar um comentário